Três formas de promover a cultura de inovação na sua equipe

Três formas de promover a cultura de inovação na sua equipe

Se considerarmos cultura como o conjunto de fatores determinantes dos desejos e comportamentos das pessoas, como escreveu José Alberto Aranha em ‘Interfaces – A chave para compreender pessoas e suas relações em um ambiente de inovação’, entendemos que a cultura de inovação é também produto das relações entre a empresa e seus colaboradores. Não pode ser imposta, mas sim estimulada, alimentada.

Mas como incentivar a cultura de inovação?

Há inúmeras maneiras de direcionar a equipe para o pensamento inovador e promover o desenvolvimento da cultura de inovação. Aqui apresentamos três formas divertidas que podem ser feitas por qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento. São elas os workshops colaborativos e JAMs, que podem ser aplicados para todos os tipos de profissionais, e os hackathons, geralmente direcionados ao pessoal de tecnologia.

Hackathons

Junção das palavras inglesas Hack e Marathon, os hackathons são maratonas de programação, em que uma ou mais equipes de profissionais de TI passam um período analisando problemas e oportunidades e desenvolvendo soluções tecnológicas que os atendam, de softwares a sites e aplicações web. Inicialmente eram voltados apenas para os “hackers”, profissionais dedicados a conhecer sistemas, estudá-los e descobrir falhas, e não necessariamente os famosos criminosos virtuais.

Também cada vez mais comuns, os hackathons estão sendo usados para desenvolvimento de hardwares. Um hackathon pode durar algumas horas, alguns dias e até semanas. Quanto menor o tempo, maior o desafio. 

Workshops colaborativos

Os whorkshops colaborativos podem ser feitos de diversas formas. A ideia é que tenham um tema central e que, a partir de dinâmicas em que todos colaboram, o tema seja apresentado. 

Por exemplo, um almoço em que toda a equipe ajude a preparar a refeição, ou alguma atividade que faça a equipe perceber a importância de trabalhar em grupo. Isso pode promover cumprimentos de prazos, efetividade das tarefas, confiança no trabalho dos colegas e colaboração. Registrar o momento também é válido, para que a atividade seja visitada constantemente.

Innovation JAM

Na música, “jamming” significa improviso, combinação de ideias de diferentes pessoas para a criação de algo novo. No contexto pessoal e profisional, a Innovation JAM é uma forma de aprender novas técnicas e de conhecer pessoas para melhorar nossas capacidades e criar soluções inovadoras. No ambiente empresarial, as técnicas de JAM são usadas para reunir equipes multidisciplinares para analisar os desafios e/ou oportunidades a partir de múltiplas perspectivas. Assim, surgem os Jams: eventos de Jams.

Esses eventos reúnem atividades flexíveis que podem acontecer ao longo de uma tarde ou se estender por alguns dias. Os participantes de diversas áreas e departamentos são agrupados de acordo com seus interesses, conhecimento e experiências em relação ao assunto a ser debatido. Inicialmente são orientados por facilitadores/especialistas, sempre com o cuidado de não interferir na criatividade do grupo. Passado esse período, os grupos vão se mesclando para que o intercâmbio de ideias e visões passe a fluir. 

Durante um Jam é muito importante construir um protótipo físico do que discutir detalhes, os resultados podem surpreender a todos. É essencial que as pessoas não fiquem apenas no “mundo das palavras”, mas que também tragam suas ideias para o “mundo real”.

Fonte: blog.mjv.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *