Inspeção de Qualidade – por que devemos automatizar os processos?

Inspeção de Qualidade – por que devemos automatizar os processos?

Quando se pensa em gestão de empresas e seus processos, existe o dilema entre realizar as atividades de forma manual, em papel, ou automatizá-las. Por anos, o processo manual é realizado na maioria das empresas, o que gera muita improdutividade, uma vez que a evolução da tecnologia oferece soluções capazes de realizar o mesmo processo em menos tempo e com um precisão eficaz.

A automatização e digitalização dos processos é necessária e gera crescimento para a empresa e contribui para uma gestão mais sólida e eficaz, por isso, postaremos ao decorrer do mês, 7 motivos que comprovam por que sua empresa deve considerar a Transformação Digital para um processo de Inspeção de Qualidade. Confira abaixo alguns benefícios desse processo:

  1. Redução de custos com papel – Sabemos que, quando os processos são realizados de forma manual, em papel, eles serão arquivados em pastas ou caixas e, conforme mais inspeções são realizadas, provavelmente, haverá uma grande pilha de papeis, gerando alguns problemas como: custo de armazenamento, locação de espaços para guarda de documentos, dificuldade para acessar esses documentos, perda de tempo nas atividades, entre outros. Com a automatização e digitalização do processo, a única solução necessária é um ambiente virtal (cloud computing), que pode ser controlado por computadores, tablets e celulares, o que simplifica o trabalho e contribui para a oportunidade de saber mais detalhadamente o que aquele processo realizou no dia.
  2. Mais tempo – A maioria dos colaboradores precisa de mais tempo para realizar as demandas do dia a dia e, com a automatização e digitalização, você e sua empresa ganham tempo. Mas de que forma? Imagine quanto tempo um colaborador perderia ao desenvolver a tarefa manual, registrando a informação em papel (com risco de ocorrer erros), entregando esses documentos para outro colaborador digitar no computador (podendo ocorrer novos erros de leitura), de forma que essa informação pudesse ser analisada em determinada reunião. Provavelmente, quando as informações estivem disponíveis, já teriam sua “validade” expirada, dificultando tomadas de decisão mais rápidas.

Listamos duas soluções que a nossa Inspeção de Qualidade realiza quando a sua empresa decide automatizar e digitalizar os processos. Continue nos acompanhando para conhecer os outros motivos que farão sua empresa ter um excelente processo de Inspeção de Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *