Conheça 3 motivos para aplicar a Inspeção de Qualidade Visual e reduzir custos!

Conheça 3 motivos para aplicar a Inspeção de Qualidade Visual e reduzir custos!

Sempre que ouvimos falar em Indústria 4.0, já imaginamos investimentos pesados em tecnologia, automação industrial, IoT, entre tantas outras tecnologias disruptivas e inovadoras.

Isto, certamente impacta na adoção de práticas para o aumento de produtividade ou mesmo redução de custos. A verdade é que, muito antes de chegar até este nível, as empresas podem começar por resolver questões mais triviais, conhecendo melhor seus processos otimizando cada etapa.

Na Innovare, entendemos que, por mais que as automações são importantes, muitas ainda não conseguem executar um papel na qualidade final do produto. Por isso, a Inspeção Visual é importante e garante aspectos estéticos e de acabamento dos produtos. Junte-se a isso a visão gerencial e terá um processo inteligente, integrando homem e máquina, com um excelente Investimento x Benefício.

Entre os motivos em se utilizar a Inspeção Visual, de forma digital, podemos destacar:

  1. Melhore seu índice de OEE – A Inspeção Visual ajuda as indústrias a melhorarem o seu índice de OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficiência Geral do Equipamento). Com as inspeções sendo realizadas de forma programada, reduz-se os tempos de parada de máquina, por conta de manutenção corretiva (Disponibilidade), aumenta a velocidade de produção, quando se evita pequenas paradas (Performance) e otimiza o Refugo ou Retrabalho (Qualidade). De uma maneira geral, segundo a Cisco, 60% das empresas adotantes da Indústria 4.0, disseram que a tecnologia digital aumentou a produtividade.

  2. Reduza Custos – Através das Inspeções Visuais e rápida identificação de eventuais ocorrências, as equipes  de manutenção conseguem atuar de forma rápida, evitando custos de parada de máquina. Além disso, com o conhecimento das principais ocorrências e melhorias no processo de qualidade, é possível iniciar a manutenção preditiva, identificando onde as falhas poderão ocorrer e realizar as trocas de componentes ou setups, antes mesmo de haver alguma não conformidade. Em alguns casos, é possível reduzir em até 50% os custos operacionais.
  3. Controle de Qualidade – Com a rápida identificação de desvios de qualidade, monitoramento das ocorrências e rápida atuação das equipes de manutenção, o ciclo de PDCA é otimizado, garantindo que a Qualidade Geral do Produto seja um fator agregador, garantindo a satisfação dos Clientes, fato confirmado por 42% das empresas que adotam  a Indústria 4.0.

Se alguns destes motivos está na sua estratégia empresarial, é importante começar a trabalhar melhor no detalhamento do projeto e conquistar as quick wins dos seus processos.

As Inspeções Visuais podem ser utilizadas para Máquinas, Equipamentos, Produtos semiacabados, Produtos acabados, entre outros. Faça um planejamento de manutenção, distribua os mobile devices para sua equipe, registre as ocorrências, corrija o que não está correto, treine sua equipe e obtenha insights com os dados gerados pelas inspeções.

Sobre a Innovare

A Innovare TI tem como foco a geração de valor para nossos Clientes, com o desenho de soluções através de Design Thinking e UX Design.

Nós empreendemos os esforços em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para a construção de soluções inovadoras, com um ambiente completo de desenvolvimento, entrega e suporte a aplicativos para dispositivos web e mobile, compatível com múltiplas plataformas e sistemas, permitindo o desenvolvimento ágil (Scrum e Agile) de soluções completas, direcionadas para os principais  segmentos de mercado.

Fontes: Cisco, Freepik e Aguare

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *