O que as diretorias precisam saber sobre transformação digital?

O que as diretorias precisam saber sobre transformação digital?

A transformação digital é assunto urgente, mas muitas empresas ainda têm dificuldade de explicar de forma clara para a diretoria a importância da inovação para os negócios. De acordo com a Forbes, para que a digitalização seja bem sucedida, todas as lideranças organizacionais devem estar engajadas e informadas sobre os avanços tecnológicos e sobre o impacto das soluções nos processos corporativos. Felizmente, não é complicado convencer os executivos de sua importância.

Números

Hoje, há uma infinidade de novas tecnologias e modelos de negócios alavancados pelas transformações digitais. Nesse cenário, não se deve esperar que a diretoria das empresas entendam os jargões técnicos, afinal, sua especialidade tem como base os negócios e os números. O que as diretorias precisam saber são os benefícios da digitalização: economias, agilidade de processos, otimização de resultados, entre outros. Como pode ser observado, não é necessário dar explicações sobre como as tecnologias funcionam, mas sim como elas afetarão os negócios.

Concorrência

Com tantas tecnologias emergentes, as empresas não devem fingir que não estão vendo a rapidez com que suas concorrentes estão avançando. Caso não se adaptem aos novos moldes, é bastante provável que as organizações passem a apresentar resultados complicados. Pensando nisso, a diretoria precisa entender quais tecnologias e processos a concorrência já está utilizando para converter mais leads, conquistar novos clientes, alcançar mais pessoas e atuar de forma mais eficiente. Para isso, é fundamental ter uma análise completa dos negócios concorrentes.

Decisões baseadas em dados

Caso a diretoria ainda apresente resistência, é importante falar sobre o uso da tecnologia como forma de facilitar as tomadas de decisão, tornando-as mais inteligentes, rápidas e baseadas em números. Análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, quando usados corretamente, podem ajudar as organizações a decidir quais produtos devem ser lançados, quais colaboradores devem ser promovidos, quanto tempo é gasto nos processos operacionais, quando excedente há na cadeia de fornecimento, etc. Há uma infinidade de informações que podem ser obtidas por meio da tecnologia, e esses dados podem ser utilizados para alavancar os negócios.

Com esses três pontos compreendidos, a diretoria pode, ainda, precisar de treinamentos para realmente se envolver no processo. Afinal, para além da incorporação de novas tecnologias, a transformação digital exige uma mudança intensa de cultura organizacional.

Fonte: transformacaodigital.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *