12 maneiras como a TI pode criar valor para os negócios em 2019!

12 maneiras como a TI pode criar valor para os negócios em 2019!

Hoje em dia, com a tecnologia como combustível para a transformação de negócios, os líderes de TI são cada vez mais vistos como agentes importantes na busca das empresas para reforçar os seus resultados. Mas com tantas novas tecnologias e abordagens de gerenciamento emergentes, onde os líderes de TI devem se concentrar?

Perguntamos a uma série de líderes de tecnologia o que eles estão planejando neste ano e como essas iniciativas podem ser mais bem abordadas para agregar valor a suas organizações, com base nas prioridades dos negócios. Alguns envolvem a adoção de tecnologias emergentes para fluxos de trabalho e produtos aprimorados; outros incluem novas abordagens de como o trabalho é feito.

Veja o que os líderes de tecnologia pensam sobre o que deve ser prioridade para a criação de valor em 2019.

Olhe para frente

Fonte: giphy.com

Várias fontes com as quais conversamos mostram preocupação com a economia para os próximos anos. Um relatório recente da Forrester prevê que a desaceleração do crescimento econômico global reduzirá o crescimento do mercado de tecnologia, de 4,5% em 2019 para 3,8% em 2020.

“A incerteza econômica limitará os gastos com novos projetos”, sugere o relatório. “Além disso, a lacuna de crescimento entre tecnologia de negócios e tecnologia de back-office diminuirá ainda mais, à medida que as empresas melhorarem seus sistemas de back-office para ajudar a reduzir os custos operacionais e preservar as margens de lucro”.

O relatório continua: “as forças positivas por trás do aumento dos gastos com tecnologia ainda persistem; essas forças incluem a crescente adoção da nuvem, novas tecnologias analíticas, como Inteligência Artificial (AI), a necessidade de as empresas investirem em tecnologias de negócios para ajudá-las a conquistar, atender e reter clientes e uma retomada nos gastos com tecnologias de back-office. E com o crescimento econômico mais fraco, a redução da receita e a redução dos lucros compensarão esses aspectos positivos”.

Robert Reeves, CTO e cofundador da Datica, cita um relatório da Black Rock, que sugere que uma recessão é altamente provável em 2021. O conselho dele? Use o orçamento disponível agora antes que ele desapareça.

“A Black Rock estabeleceu suas chances de recessão em 19% até 2019, 38% até 2020 e 54% até 2021”, diz Reeves. “Diante disso, a maior prioridade que qualquer departamento de TI deve focar em 2019 para agregar valor aos negócios é ficar cada vez melhor. Eles precisam ter certeza de que estão injetando flexibilidade e rapidez em seu processo de entrega de software. As empresas devem ser capazes de economizar quando a recessão chegar. No entanto, se isso não acontecer, a companhia sempre se beneficiará superando os concorrentes e alcançando novos mercados. Se uma empresa não realizou um mapa de fluxo de valor para o processo de entrega de software, agora é a hora. Isso identificará áreas de fraqueza e tornará super simples abordar essas questões antes que uma recessão o faça para você”.

Concentre-se nas pessoas

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Jim Fagan, diretor de tecnologia e produto para plataformas globais da Telstra, nos Estados Unidos, aponta que líderes de tecnologia se concentram demais em tecnologia e não o suficiente nos relacionamentos, incluindo seus próprios colegas de trabalho, e na forma como eles trabalham juntos.

“A tecnologia sozinha não é a resposta”, diz Fagan. “Embora seja fundamental investir na tecnologia certa, colocar muita importância no papel da tecnologia para a transformação digital pode, de fato, ser uma barreira para o sucesso. Para responder com sucesso à disrupção digital, as empresas precisam ter as pessoas, a cultura e os processos certos, criando equipes que possam maximizar as novas tecnologias que estão sendo introduzidas”, aponta.

Dados de IoT

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As empresas que fazem uso dos dados da IoT mencionam, com frequência, que separar o sinal do ruído pode ser um desafio. Brent Schroeder, CTO da SUSE, diz que muitas organizações conseguem capturar e analisar informações de dados, mas não têm necessariamente a infraestrutura para criar, implantar e gerenciar aplicativos de IoT.

“Se você pensar sobre a história da computação, não houve um tempo em que novas soluções transformadoras não exigissem novos recursos em infraestrutura e processos”, diz Schroeder. “À medida que a margem se torna mais inteligente, as empresas precisam de recursos de processamento e armazenamento mais eficientes para coletar, analisar e agir sobre os dados que entram, o que é, em última análise, o valor comercial da IoT. Ter a plataforma certa sempre será fundamental para o futuro da IoT e deve ser uma prioridade para todas as equipes de TI”.

Adote Inteligência Artificial e Machine Learning

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Jordan Cram, CEO da Enstoa, promove o que ele chama de ambiente de dados “holístico” para empresas, com ênfase em AI e Aprendizado de Máquina como aspectos-chave da transformação digital.

“Um ambiente de dados holístico é um pré-requisito para AI, robótica e IoT”, diz Cram, “que obtém todas as informações de sua empresa fora de documentos e em uma fonte única de verdade sempre atualizada. De repente, é possível obter visibilidade em tempo real dos orçamentos e agendas. Isso também torna sua organização mais ágil e preparada para o futuro, porque coloca os dados – em vez de documentos estáticos ou software caro – no centro”.

Descentralize

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Cram argumenta que a adoção de um modelo organizacional moderno é a melhor maneira de criar valor para os negócios.

“Organize o talento que você para trabalhar da melhor maneira possível para essa tarefa”, diz Cram. “Estruturas organizacionais intensamente hierarquizadas podem dificultar a introdução de mudanças. Descentralizar um pouco pode ajudar a garantir que, quando você estiver introduzindo novos modelos e maneiras de fazer as coisas, os membros da equipe adotem novas maneiras de trabalhar”.

Crie melhores experiências para o cliente

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Os clientes julgarão a sua organização com base na entrega de promessas que você fez sobre seus serviços, afirma Keith Farley, vice-presidente de inovação na Aflac dos EUA, e as suas prioridades devem refletir essa realidade.

“Consideramos nosso trabalho tornar a experiência do usuário o mais simples e intuitiva possível”, diz Farley. “Lançamos novos recursos on-line e móveis para nossos clientes, atualizações de produtos para clientes e melhorias nas ferramentas das equipes de vendas, resultando em uma experiência de cliente mais simples, taxas mais altas de satisfação e retenção de cliente e maior lucratividade. É difícil vender projetos de experiência do cliente para empresas, sendo apenas o aprimoramento tecnológico a recompensa a ser vista, mas é muito mais fácil fazê-los com a percepção de recompensa pela confiança, satisfação e retenção do consumidor”.

Elimine métricas desatualizadas

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Andrew Wilson, CIO da Accenture, diz que a empresa conseguiu aposentar metade de seus relatórios legados usando análise de dados (data analytics).

“Nossa organização costumava operar com dados em silos, uso generalizado de planilhas, sofisticação limitada e várias versões de dados”, diz Wilson. “Ao definir uma plataforma de análise que pudesse fornecer uma inteligência acionável, orientada por dados em nossos negócios, conectamos mais de 20.000 colegas a mais de 120 produtos analíticos que eles usam mais de 100.000 vezes por mês”.

Seja ousado

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Derek Hutson, CEO da Datical, aconselha ações ousadas, misturadas com ganhos rápidos, para criar valor que você possa medir e divulgar através de sua organização.

“Faça as mudanças que precisam ser feitas – às vezes pequenas, mudanças incrementais não se movem ao longe ou rápidas o suficiente”, diz Hutson. “Ao mesmo tempo, você pode definir uma visão ousada, mas definir marcos medidos com ganhos e ganhos rápidos. Oferecer um valor rápido ajuda a acelerar o impulso e o financiamento para o resultado maior da organização. Então meça e divulgue o valor”.

Prepare-se para uma força de trabalho móvel

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Ajudar as empresas a gerenciar os trabalhadores móveis em 2019 é a principal prioridade para Dan Waldinger, diretor sênior de marketing B2B da Brother International.

“Quase que universalmente, as organizações precisam de ajuda para gerenciar uma crescente força de trabalho móvel, em que os dispositivos mobile se referem à capacidade de conduzir negócios com facilidade a partir de uma variedade de locais”, diz Waldinger. “Funcionários, clientes e sócios agora esperam acesso a informações a qualquer momento e em qualquer lugar. Poucas empresas estão suficientemente preparadas para a proliferação explosiva de dispositivos sem fio no local de trabalho. A força de trabalho moderna exige flexibilidade em quando, onde e em qual dispositivo eles trabalham, mas muitas empresas não entendem que a sua infraestrutura sem fio atual não é suficiente para acompanhar essa demanda. Essas restrições são evitáveis, mas apenas com previsão estratégica suficiente”.

Proteja seus dados

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Waldinger diz que vê muitas empresas gastando muito pouco em segurança de TI, e as razões podem ser mais complicadas – e mais alarmantes – do que você imagina.

“Muitas empresas ainda acreditam que os hackers não segmentam seu [hardware] ou que as ferramentas básicas de segurança são suficientes”, diz Waldinger. “Pior, algumas empresas se abstêm de gastar em soluções de segurança por causa de um senso de futilidade, já que mesmo grandes empresas com orçamentos de segurança de TI e recursos significativos sofrem violações. Começar com uma equipe dedicada de segurança de TI para executar medidas preventivas é um primeiro passo crucial”.

Os dados são um ativo e um passivo para todas as organizações, diz David Thomas, CEO da Evident ID. “Os líderes de TI podem implementar soluções que reduzem drasticamente o perfil de risco de seus negócios e, ao mesmo tempo, permitem acesso mais eficaz e seguro para as linhas de negócios para obter as respostas de que precisam. Aproveite a tecnologia para fortalecer as políticas de segurança de dados e limitar a exposição de informações pessoais, otimizando a experiência do usuário, reduzindo o atrito e diminuindo casos de fraude para os negócios. A capacidade de reduzir o risco e, ao mesmo tempo, apoiar o crescimento em toda a empresa, alinha-se às maiores prioridades de negócios e as quais incluem as políticas e práticas de segurança de dados”.

Mantenha os custos do serviço sob controle

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Ryan Duguid, principal evangelista da Nintex, diz que a TI está em uma posição melhor agora do que nos anos anteriores, em termos de poder fazer chamadas que reduzem riscos e melhoram o resultado final.

“A empresa obtém a tecnologia de que precisa e a organização como um todo pode dormir à noite, sabendo que as preocupações com segurança, dados e GDPR, entre outras, estão sendo gerenciadas”, diz Duguid. “A TI é muito melhor para atender às necessidades dos negócios hoje. Tornou-se mais favorável e mais consultiva. Ela  está se engajando de forma proativa com a empresa – dando conselhos e fornecendo recomendações.”

A TI também pode ajudar a companhia a entender as perguntas que devem ser feitas, diz Duguid, especialmente à medida que o software e o serviço crescem. “A TI também está ajudando a gerenciar os gastos em toda a organização. Um dos problemas com grupos de negócios diferentes que compram suas próprias ferramentas SaaS é o custo associado a todos os serviços adicionados. A TI está lá para ajudar a fortalecer o negócio, ajudando a implantar a tecnologia certa, da maneira certa”.

Crie uma visão clara

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As empresas lutam mais frequentemente para começar, enquanto tentam a transformação digital, criando barreiras ao longo do caminho, diz Fagan, da Telstra.

“Fornecer clareza sobre prioridades e a direção clara é a primeira oportunidade para os líderes impulsionarem o sucesso digital”, diz Fagan. “Sem a clareza e a visão correta no início de uma transformação digital, não há base para as equipes orientarem os planos de execução e determinarem o sucesso.”

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