Maturidade Digital!

Maturidade Digital!

Sua empresa está pronta para ser uma digital master?

A partir de uma pesquisa realizada com mais de 1750 executivos, foi possível analisar a maturidade digital das empresas com base na implementação dos facilitadores da transformação digital que citamos acima. Isso permitiu categorizar cada organização como usuário avançado, básico ou limitado e mensurar essa relação com o desempenho do negócio.

Poucas organizações já estão com os processos facilitadores implementados integralmente. Podemos observar no gráfico abaixo essa relação. Em metodologia ágil e DevOps, por exemplo, somente 33% e 36%, respectivamente, das organizações estão avançadas. Atualmente, o processo com mais adesões integrais é o gerenciamento de API’s, adotado por mais da metade das empresas entrevistadas. O menor índice de adesão é a segurança centrada na identidade do usuário, com apenas 25%.

Fonte: Coleman Parkes Research

A performance da organização está diretamente ligada ao seu nível de maturidade digital. Quanto mais evoluídos os componentes de um programa de transformação, como processos centrados em tecnologias inteligentes, pessoas capacitadas e ferramentas, melhor o desempenho comercial das empresas.

À medida em que a empresa evolui para o nível digital avançado, apresenta melhor desempenho, chegando a ser 50% superior às corporações que estão no nível básico. Por exemplo: o resultado é melhor em 52% quando tratamos de gerenciamento de API’s. Esses níveis de melhores práticas ficam em 35% e 33% quando observamos DevOps e metodologias ágeis, respectivamente. Já em segurança centrada na identidade, o índice de desempenho é 24%.

No entanto, muitas empresas ainda não iniciaram o processo da transformação digital. Em sua grande maioria, contém sites e redes sociais, mas não exploram comercialmente esse canais. Há outras que evoluíram e iniciaram o desenvolvimento de marketing para apresentação da marca, adotando o inbound marketing, automação de e-mails e conteúdos para conduzir o cliente pela jornada do comprador. Mas a maior parte do mercado não deu o terceiro passo, ou seja, não tornaram este o processo central da empresa.

“15% das organizações globais estão atrasadas, 32% só acompanham a marca e 34% estão avaliando a transformação digital.”

Dell

Segundo a Dell, 15% das organizações globais estão atrasadas, 32% só acompanham a marca e 34% estão avaliando a transformação digital. Apenas 19% das organizações estão concentradas em explorar essa via de mão dupla, interagindo digitalmente com os usuários com o intuito de expandir seus resultados, destacando-se em canais, vendas, novos serviços e experiências de clientes – desde a atração até o pós-venda, quando é trabalhada a fidelização e condução para que os usuários se tornem embaixadores da marca.

Podemos afirmar que, quanto maior a empresa e menor a sua adaptabilidade à transformação digital, maiores serão suas perdas de receita – isso porque a corporação atinge um número maior de pessoas que estão migrando suas formas de consumo. Em contrapartida, empresas com menor capacidade de liderança de mercado ganham espaço quando adeptos a práticas subjacentes à transformação digital. A eficiência da geração de receita está intimamente ligada a esse movimento digital, como podemos comprovar por meio dos indicadores da pesquisa realizada.

No gráfico abaixo, observamos como se dá a eficiência de geração de receita através da relação entre a capacidade digital e liderança de mercado.

Fonte: Oracle Open World 2014 – Dr Didier Bonnet

 

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Fonte: transformacaodigital.com

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