Home office e coronavírus: o que tudo isso tem a ver com a transformação digital?
Deixando de lado o pânico generalizado, a pandemia do novo coronavírus promove a necessidade de se abraçar a transformação digital (nem que seja “à força”). Mas o foco é na questão do isolamento que está sendo necessariamente imposto em diversos países — incluindo o Brasil —, já que todo mundo que pode trabalhar em casa não somente pode, como deve, nesse momento de crise.
Mas, espera aí. O que o home office tem a ver com a transformação digital mesmo? Tudo! Se as pessoas precisam trabalhar em casa, elas precisam ter as ferramentas para isso, certo? E essas ferramentas precisam ser digitais para que os trabalhadores as acessem pela internet a distância, não é mesmo? Então, as empresas que ainda não tinham “acordado” para a transformação digital e para o home office — o que, por sinal, é tendência cada vez mais forte no mercado de trabalho, mesmo antes do coronavírus —, estão se vendo em uma situação emergencial na qual precisam sair da zona de conforto e enxergar a tecnologia como uma verdadeira aliada, e não como um empecilho com o qual estão tendo que lidar “pra ontem”.
Inspire-se no sucesso alheio
De acordo com uma pesquisa realizada na semana passada pela consultoria Betania Tanure Associados, envolvendo 359 empresas brasileiras, mais de 60% delas entendem que adaptar as atividades presenciais para o ambiente virtual é o maior desafio quando o assunto é home office, enquanto 45% apontaram que o gerenciamento de pessoas a distância acaba sendo o obstáculo mais difícil de contornar.
A mesma pesquisa também revela que quase metade dessas empresas já adotou o home office imediatamente desde que os números da COVID-19 começaram a crescer em nosso país, com cerca de 60% de seus quadros de funcionários sendo liberados para trabalhar remotamente. Ainda assim, 14% delas responderam que não têm previsão de adotar o home office neste momento. Agora olha só que dado legal: as demais 43% já possuíam a política do trabalho remoto há mais de um ano, muito antes de sequer imaginarmos que viveríamos essa crise em 2020. Isso comprova a tendência do home office para o mercado de trabalho.
Então que tal se inspirar em quem já adota o trabalho remoto com sucesso? É o caso da PricewaterhouseCoopers Brasil. Marcos Carvalho, sócio de auditoria da PwC, contou recentemente ao Correio Braziliense que sua empresa tem políticas formais que incentivam a prática do trabalho remoto. No entanto, o executivo ressalta a importância de a empresa oferecer aos profissionais uma estrutura adequada para que eles realizem seus trabalhos remotamente sem perder qualidade e produtividade.
Inovação em tempos de crise
Agora, se por um lado muitas empresas estão tendo a dor de cabeça de transformar seus processos para manter a produção em dia, e também lidando com gastos que não estavam previstos no orçamento do momento, por outro elas estão fomentando a inovação nos mais diversos setores do mercado por conta disso. É que, ao encarar “olho no olho” a urgência de se modernizar, essas empresas acabam antecipando tendências das quais elas acabariam não fugindo de qualquer forma — só talvez esperassem ter que se preocupar com isso mais lá para frente.
O famigerado “fim dos escritórios” é algo que vem sendo debatido há alguns anos, mesmo que diversos países, como o próprio Brasil, tenham certa resistência em aceitar a ideia de que, em casa, os funcionários trabalham tanto quanto (ou até mais e melhor!) — isto é, desde que sejam inseridos no contexto da transformação digital, no sentido de não apenas terem acesso às ferramentas necessárias (e serem treinados para usá-las), como também de serem motivados e capacitados para continuarem crescendo profissionalmente mesmo fisicamente longe de colegas de trabalho, superiores, clientes, fornecedores, etc. A ideia é que a tecnologia consiga aproximar essas pessoas, em vez de afastar todo mundo.
Então, fica nítido que, nessa transformação toda, é extremamente importante pensar na tecnologia e nas pessoas envolvidas com o mesmo peso, o mesmo carinho, e ter a mesma dedicação na hora de lidar com essas duas frentes.
A pandemia é temporária, mas a transformação não!
Momentos de crise, como é o caso dos dias atuais em tempos de COVID-19, muitas vezes acabam se mostrando promissores para quem mantém um mindset positivo, para cima e para frente, então a dica que eu posso dar aqui é: abra os olhos para a digitalização dos processos de trabalho. Enxergue o isolamento obrigatório como uma oportunidade de ouro para levar seu negócio a outro patamar, tirando proveito do que a experiência do home office vai proporcionar, com tudo o que esse formato de trabalho acarreta — de bom e de ruim também; afinal, de toda situação não tão legal assim que acabamos encarando na vida, podemos tirar lições valiosas de aprendizado e aprimoramento.
Não pense que essa transformação digital toda é algo a se atentar só nesses próximos meses de isolamento, achando que tudo vai voltar ao “normal” quando a pandemia passar! Quando a crise for embora e sair de casa enfim voltar a ser algo seguro, muita gente vai se surpreender com o quanto as relações de trabalho estarão mais dinâmicas e, como consequência disso, como os processos e o trabalho como um todo sairão ganhando ao se abraçar a transformação digital de uma vez por todas!
Não vamos “voltar ao normal” quando essa crise passar. Estamos participando da criação de um novo “normal”, isso sim!
Fonte: tranformacaodigital.com