05 passos para um Onboarding excelente!

05 passos para um Onboarding excelente!

Antes de falarmos sobre os 05 passos para um Onboarding excelente, vamos descobrir:

O que é Onboarding?

O termo em inglês ‘Onboarding’ significa embarcar. No contexto corporativo, trata-se de um conjunto de procedimentos adotados para adaptar e capacitar o novo colaborador quanto às suas funções, cultura e procedimentos da companhia e o que a empresa espera dele enquanto profissional.

Onboarding eficiente:

Quando começamos em algum emprego novo, sabemos que muitas vezes ficamos perdidos, pela falta de informações. Para aprimorar esse quesito, o Onboarding foi criado e junto dele, etapas que tornam essa fase inicial mais eficiente e eficaz. Quer aumentar a taxa de retenção de talentos no seu setor? Para ajudá-lo, preparamos uma lista com 5 passos muito importantes na estruturação dos processos de onboarding em sua empresa. Confira!

  • Planeje o primeiro dia de trabalho

    Você já passou por alguma situação na qual, ao chegar em seu primeiro dia de trabalho, ainda não tinha um computador para você e nenhum gestor estava disponível para dar as primeiras coordenadas?

    Para que isso não ocorra com seus novos funcionários, já tenha planejada uma lista de tarefas para eles, algo que possa ser feito pelos gestores imediatos.

    De preferência, já se preocupe em planejar a semana toda, já que, por mais proativo que o novo colaborador seja, é difícil para ele saber em quais projetos deve se inserir.

    Tenha cuidado também com o espaço de trabalho do colaborador. Deixe tudo pronto para a chegada dele, com os materiais e equipamentos necessários para ele operar a função.

  • Fale sobre o mercado que a empresa está inserida.

    É fundamental entender o nicho de mercado do negócio, a representatividade dele para a região, regiões abrangentes, fatia de mercado, projeções futuras, entre outras. Isto faz com que o colaborador tenha uma visão macro do negócio e comece a pensar mais estrategicamente.

  • Envie um e-mail animado para confirmar a contratação

    Hoje, o principal caminho utilizado para confirmar a aprovação no processo seletivo para uma vaga de emprego é o email — mais até do que a própria ligação — com as informações importantes para começar o trabalho na empresa.

    Além de todos os detalhes fundamentais, como data e horário de início, é interessante utilizar gifs e emojis que representam a felicidade de contar com a nova pessoa contratada dentro do time da empresa.

    Essa animação, logo no momento do anúncio da contratação, já gera no colaborador uma sensação positiva de receptividade e ajuda a chegar com a garantia de que será acolhido de forma positiva.

  • Desenvolva um pequeno manual para o colaboradorCrie um material didático com as tarefas que o contratado deverá realizar logo no seu primeiro dia de trabalho. Dessa forma, o colaborador não se sentirá desconfortável por não saber por onde começar.

    Além disso, insira dicas úteis sobre a organização, setores e colaboradores. Assim, ele já poderá ir se familiarizando com o funcionamento do novo local de trabalho e poderá entrar no modo produtivo com maior facilidade.

  • Apresente a equipe de trabalho

    Há uma grande diferença entre grupo e equipe. Uma torcida de futebol, por exemplo, é um grupo — são vários torcedores reunidos para ver seu time jogar. O time que está em campo, por sua vez, é uma equipe. Nesse caso, existe propósito, consistência e compromisso coletivos.

    A ideia é que o novo funcionário se sinta parte de uma equipe, nunca de um simples grupo. Para tanto, é necessário apresentar seus colegas de trabalho e mostrar que pode contar com eles sempre que necessário. De igual modo, o talento deve vestir a camisa da empresa.

    Uma ideia interessante é fazer um coffee break de boas-vindas. Caso o time seja grande ou a rotina esteja muito intensa, ao menos apresente pessoas-chave — isto é, colaboradores que terão mais contato com o recém-contratado. Desse modo, terá mais sucesso na integração.

Gostou do nosso artigo e já sabe como fazer o processo de Onboarding de novos colaboradores? Aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nossos outros artigos no nosso Blog!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *